top of page

Você já ouviu falar em pré-natal psicológico?

Atualizado: 13 de jul. de 2021

No pré-natal tradicional, o ginecologista/obstetra se preocupa com as questões fisiológicas da gestação. Já no pré-natal psicológico o objetivo é o atendimento integral, que envolve todos os aspectos relacionados a vida psíquica da mulher entendendo que a gravidez é um período de grandes alterações emocionais no qual a gestante e seus familiares precisam se adaptar e se informar.

Por que fazer pré-natal psicológico?

O período gestacional é cheio de mudanças e dúvidas, muitas mães se sentem desorientadas e perdidas durante a transição para a maternidade. A orientação de um psicólogo especializado neste período proporciona uma contribuição importante para o enfrentamento de situações que interferem diretamente na saúde física e psicológica da mãe, na adaptação a nova vida com o bebê, na relação conjugal e para o desenvolvimento saldável da criança.


É uma abordagem que visa a prevenção e tem por finalidade acompanhar a gestante e casais grávidos, oferecer apoio emocional, orientar na elaboração do plano de parto, analisar possíveis sintomas de ansiedade, estresse ou depressão e alinhar a rede de apoio.


Quem deve fazer o pré-natal psicológico?

Toda a gestante que deseja ter uma gestação mais tranquila e fazer uma transição para parentalidade de forma mais saldável e consciente. No pré-natal psicológico ela pode tirar suas dúvidas relacionadas à maternidade assim como elaborar conflitos que podem aparecer.

O atendimento também pode ser realizado com o casal, que podem ser elaboradas juntas questões que envolvem a vida conjugal e a transição parental que ambos irão realizar.


É indicado somente para mães de primeira viagem?

Não, toda gestante pode se beneficiar do acompanhamento. A segunda, terceira ou mais gestações também podem ser elaboradas no pré-natal psicológico, visto que cada gestação é única e todas proporcionam enormes mudanças. A mãe de um, se tornará mãe de dois, e por aí vai... O acompanhamento também pode ser feito em grupos, ou rodas terapêuticas para gestantes, com objetivo de sanar dúvidas e conversar sobre os desafios da maternidade.



Quando devo começar o pré-natal psicológico?

Assim que você sentir o desejo de se preparar para a maternidade de forma psicológica.


Hoje é muito comum se preparar para a chegada do bebê: fazendo o enxoval, montando o quartinho ( que são as coisas mais lidas), e algumas mães até chegam a fazer alguns cursos de preparação para o parto.

Mas ainda não se tem o hábito de se preparar psicologicamente para a maternidade e paternidade.


É algo novo, mas que é de grande importância. Fazer a transição para a parentalidade pode ser desafiador. Por isso estar preparado, munido de informações e fortalecido pode tornar este período mais confortável.


Agende um horário e venha conhecer o pré-natal psicológico.


Carine Melo

Psicóloga Perinatal e Educadora Parental

CRP-04/57390





1 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page