GRUPO DA GESTAÇÃO PARA A VIDA
Introdução-
A chegada de um filho é marcante na vida de uma pessoa, sua preparação comumente reúne uma lista vasta de compras e cuidados médicos, entretanto as emoções, anseios, dúvidas e inquietações que envolvem a espera e vinda de um bebê, comumente é esquecida, justamente na gravidez, onde muitas mães se sentem desorientadas e perdidas durante a transição para a maternidade. Período intenso de múltiplas mudanças nos diversos âmbito da vida da mulher: físico (corpo, hormônios), social (carreira, família e conjugalidade) e psicológico (pensamento, comportamentos e como acentuadas alterações emocionais), por sua complexidade se tornando um momento potencial de crise, que carece de atenção e cuidado.
A vivência grupal em conjunto com a orientação de um psicólogo especializado neste período proporciona uma contribuição importante para o enfrentamento de situações que interferem diretamente na saúde física e psicológica da mãe, na adaptação à nova vida com o bebê, na relação conjugal e para o desenvolvimento saudável da criança, através de uma abordagem que visa a prevenção de agravamento de possíveis sintomas de ansiedade, estresse ou depressão e a promoção da saúde mental mãe-bebê por meio da conexão da mulher consigo mesma, fortalecimento de vínculo com seu maternar, recursos para mediação junto a rede de apoio e práticas educacionais conscientes e afetiva.
Grupo da gestação para vida-
Público: Gestantes que estejam no segundo (a partir da 13ª semana) e terceiro trimestre gestacional e desejam construir e viver a maternidade de forma autêntica, segura, consciente e afetiva.
Formato: Este espaço se caracteriza como grupo temático para gestantes, com finalidade terapêutica (compreensão do período gravídico puerperal, construção de novos recursos para lidar com conflitos e as novas demandas do filho, reconhecimento das necessidades pessoais, adaptações e preparação para o pós parto e maternidade) conduzido por Psicólogas Perinatais e da Parentalidade (Ana Carolina Queiroz e Carine Melo), com objetivo de favorecer a saúde mental materna-infantil através da conexão da mulher consigo mesma, com o seu maternar e com práticas educacionais consciente e afetiva.
O grupo é fechado, totalmente online e com limitação de participantes, para que todas possam ter seu espaço para troca e acolhimento, serão sete encontros que ocorrerão duas vezes por semana, especificamente às terças e quintas-feiras às 19:00h do horário de Brasília, sua duração será de até duas horas, com um pequeno interna-lo, com e início no dia 30 de agosto e finalização em 20 de setembro.
Os encontros não serão gravados, por não se tratar de aulas, embora haja momento para informação e de tirar dúvidas, o foco do grupo é construir estratégias para entender e atender suas necessidades a partir das vivências experienciadas em grupo.
O diferencial deste grupo está em poder construir ferramentas para o aqui agora e para experiências maternas e pessoais futuras, onde será encorajada a olhar para suas construções quanto mulher, concepções quanto a maternidade, necessidades da criança, para que possa reconhecer em sua própria história seus anseios e trabalhá-los para maternar sua criança com mais confiança.
Programação-
30/08 Encontro:1- Gestando emoções
02/09 Encontro:2- Conectando comigo e com meu bebê
06/09 Encontro:3- E depois como será?
09/09 Encontro:4- Parto, o percurso
13/09 Encontro:5- Pós parto, o ínicio.
16/09 Encontro:6- O amor transforma
20/09 Encontro:7- Eu não sou meus pais
Profissionais-
Ana Carolina de Oliveira Queiroz,
Psicóloga Perinatal e da Parentalidade.
CRP:06/160425
Atua como Psicóloga Clínica, atendendo demandas do período grávidico-purperal e maternidade, através dos serviços de psicoterapia e orientações de pais de forma online e presencial.
Dedica-se a estudos de causas sociais maternas: como mães-solos, mães-empreendedoras e maternidade atípica.
Carine Melo,
Psicóloga Perinatal e Educadora Parental Certificada pela Positive Discipline Association.
CRP:04/57390
Atualmente trabalha como psicóloga clínica e presta consultoria e treinamento para pais interessados em aprender e aplicar as ferramentas da disciplina positiva.
